terça-feira, 9 de junho de 2009

Castelo e Fonte de Castelo de Vide

Turismo em Castelo de Vide
Castelo de Vide é uma terra muito bonita e muito rica para turismo . Tem uma fonte antiga e
encantadora e um Castelo com uma vista extradinaria não se arrependerão de visitar esta linda região do Alto Alentejo.

Turismo em Castelo de Vide
Castelo de Vide is a very beautiful place and rich in tourism.It has a charming, old fountain with an extraordonary view. you won't regret to visit this beautiful place in Alto Alentejo.

Castelo



O castelo da vila de Castelo de Vide poderá ter sido reconquistado aos árabes por D. Afonso Henriques apesar de só por volta de 1232 esta povoação ser definitivamente conquistada. A importância do castelo de vide levou a alguns conflitos, entre os filhos de D. Afonso III, este doou o castelo do infante D. Afonso, que defendeu o castelo do Rei D. Dinis (suspeito de pactuar Reino de Aragão).
D. Afonso I.V, em 1327, reforçou a defesa do castelo e sobe o reino de D. Fernando foi entregue à ordem de Avis. Á semelhança da fortaleza, durante a guerra da restauração (1640), foram introduzidas alterações para utilizar na artilharia, alguns anos depois foi alargada a sua estrutura defensiva e construído o forte de São Roque. A guerra com Espanha e as invasões francesas causaram grandes danos com esta posição militar. O castelo esta como um monumento nacional conservando as muralhas e as torres de mensagem do exterior, existe ainda parte de uma muralha da vila e do edifício e dos aquartelamentos do castelo de vide.



Fonte



A fonte de vila de castelo de vide localiza-se bem no centro da belíssima vila, tem uma fonte no centro, um monumento mais emblemático classificado como passeio turístico ao público desde 1953 e a fonte, útil para o aproveitamento das propriedades químicas e mineiros medicinais das águas desta região.
A fonte faria parte de um bairro judeu de castelo de vide, um dos exemplos mais importantes e bem preservados da presença judaica em Portugal, que remonta ao século XIII. A fonte da vila terá sido construída no século XVI durante o reinado de João III, provavelmente foi remodelado ou mesmo terminada alguns anos.
A estrutura foi constituída e o ponto de desenvolvimento urbano lateral está presente nas cinco ruas, envolvendo um caminho ligando o castelo e a fonte da vila que se foi desenvolvendo ao longos dos tempos. A fonte apresenta uma forma rectangular, a cobertura da fonte e piramidal é sustentada por seis colunas de mármore com 4 bicas no centro. Ao centro estão representadas as armas do concelho, e de Portugal a envolver a fonte da vila está um muro e um bebedouro.
Trabalho elaborado por: Diana Silva

Sem comentários:

Enviar um comentário