terça-feira, 23 de junho de 2009

Casa Museu Padre Belo

Bem-Vindo ao Museu Padre Belo que oferece um Espolio de Arte Sacra muito importante.
O Museu e muito interessante pois retrata a infância e adolescênciade de Jesus. Todos os que o visitam ficam radiantes.
Priest House Museum Belo
Welcome to Museum Padre Belo. It impotant collection of Sacred Art.
The Museum is veryinterestingbecause it portrays the chilhoodand adolescence of Jesus. All the visitors arethilled.
A Casa Museu Padre Belo, no Crato (Portalegre), possui no seu acervo mais de 900 esculturas alusivas á infância e adolescência de Jesus, milhares de pinturas, presépios e peças em cerâmica representativas de Cristo.
O Museu abriu as portas em Novembro de 2003, com uma grande colecção pertencente ao padre Francisco Belo, amante de arte sacra, historiador e também ex-presidente da Câmara Municipal do Crato, que já recebeu a visita de cerca de 10 mil pessoas.
O espólio do sacerdote e a casa onde se situa o museu foram cedidos pelo coleccionador á Santa Casa da Misericórdia local.
A Casa Museu Padre Belo situa-se na Rua do Convento, 13, Crato e o seu director considera um espaço de “maior interesse” da vila do Crato, é um local de “excelência” para celebrar o Natal.
É um museu interessante, que também teve a importante visita da Dr.ª Maria Cavaco Silva, que veio com intuito de conhecer a colecção de arte sacra da Casa Museu Padre Belo e o Pólo Museológico da Santa Casa da Misericórdia, na vila do Crato.
A colecção tem um grande valor devocional e a maior lição que tiramos da visita a este espaço é a junção, a simbiose, entre o divino e o humano. A cada canto do museu, sedeado nas terras da Ordem de Malta, o visitante pode visualizar a vida de Jesus Cristo e observar as suas configurações como “adolescente, sacerdote e marinheiro”.
A maioria das peças patentes ao público e espalhadas pelas 11 divisórias do museu mereceu dos seus autores uma enorme “devoção”. Por isso aquele espaço que acolhe objectos de arte dos mais variados séculos é um lugar onde se pode “rezar” e “adorar” o sagrado. No circuito da vida, sala após sala, existe uma sequência lógica do Cristo menino, adolescente e adulto, até á data em que é morto.
A colecção de crucifixos é outro dos expoentes máximos deste museu, que mostra ainda na fase final do percurso, uma peça de escultura que representa a importância da ressurreição de Jesus Cristo.
O Padre Belo foi mentor e criador da Casa Museu que ostenta o seu nome, na vila do Crato, que reúne uma das maiores colecções de arte sacra do País. Francisco Belo nasceu na freguesia de Casa Branca, concelho de Sousel, a 19 de Abril de 1929, passando a residir no Crato desde os cinco anos de idade. Ordenado sacerdote em 1958, o Padre Belo teve um percurso de vida que incluiu a docência no Instituto Pontifício de Roma, o cargo de Conservador na Casa Museu José Régio, em Portalegre e a presidência da Câmara Municipal do Crato, entre 1977 e 1979. Também no Crato, foi pároco naquela vila e nas freguesias de Flor da Rosa e Aldeia da Mata.
Depois de todo este percurso, no dia 4 de Junho de 2008, o Padre Francisco António Rosado Belo faleceu aos 79 anos de idade em Abrandes, sendo sepultado no cemitério do Crato. Sendo sempre lembrado por tudo de bom que fez na vila do Crato.

Trabalho Elaborado Por: Alexandra Louro

Sem comentários:

Enviar um comentário