quinta-feira, 25 de junho de 2009

História da Vila do Crato

A zona do Altop Alentejo é rica em Monumentos, Gastronomia, e Doçaria.
Venha visitar a vila do Crato que vai valer a pena pois temos o lindo Museu Municipal, a Casa Museu Padre Belo, etc.

History of Villge of Crato
Alto Alentejo is rich in monuments, food and desserts.
Visit Crato it will worth it because we have the beautiful Municipal Museum, the Museum Casa Padre Belo, etc.










500 A.C é o ano provável da fundação da vila pelos Cartagineses, com o nome de “Castraleuca” ou “Castraleucos”.
O Crato foi tomado primeiro pelos Visigodos, sendo depois conquistado pelos Mouros. Foi D. Afonso Henriques que a reconquistou aos Mouros em1160.
Esta vila, situada na provìncia do Alto Alentejo tem uma história muito antiga, com 1800 habitantes, pertence ao distrito de Portalegre (a 22 quilómetros desta cidade).
O Crato é uma povoação antiga e rica o que fez dela uma vila importante na história de Portugal. Em 1232 (a 8 de Dezembro) D. Sancho II fez a doação do primeiro Foral á vila, sendo Mem Gonçalves o Prior da Ordem dos Hospitalários.
Por volta de 1350, depois da Batalha do Salado, a sede da Ordem já fora para ali transferida e o Crato viveu um longo período de prestígio e prosperidade.


Em 1662 houve uma grande invasão e devastação da vila pelas tropas de D.João de Áustria. Durante as Guerras da Restauração, ocorreu a destruição do Castelo, do Palácio do Grão-Prior, o incêndio de 300 casas e cartórios da Ordem de Malta onde se encontrava todo o seu arquivo (o castelo e a muralha não tornaram a ser reedificados).
Em 1833, decretos e avisos régios extinguiram o Priorado determinando o desaparecimento da importância admistrativa e política que o Crato detinha, reduzindo-o á sua dimensão de vila que vive exclusivamente das suas potencialidades produtivas.
Hoje o Crato è uma pequena vila calma e pacata, bonita e bem preservada. As casas são brancas com barras pintadas de amarelo, a destacar a típica faixa Alentejana a rodear as portas e janelas com orgulho no seu património. Destaca-se o importante Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa alojando uma das mais cobiçadas Pousadas de Portugal. Mas também a bonita igreja Matriz do século XIII, as ruínas do castelo, a Capela da Nossa Senhora do Bom Sucesso, onde durante muito tempo, ai era realizada a missa, para os presos assistirem, onde hoje é a nossa Biblioteca Municipal, antigamente era uma prisão. Não esquecendo a Varanda do Grão Prior, o último testemunho do imponente Palácio dos Priores do Crato.

Por toda a região temos diversos monumentos com muita importância, a louça de barro de Flor da Rosa a qual é muito conhecida por ser resistente ao fogo e por manter a água sempre fresca, em forma de púcaros, barris, alguidares e cântaros. O Crato é sem dúvida uma vila pontuada por Palácios que são belíssimos exemplos de requinte muito característico da época barroca.
Havendo este ambiente de requinte, a vila do Crato foi palco de inúmeros casamentos régios, realizados com toda a pompa e circunstância, ao longo dos tempos.
A Natureza rodeada por esta vila é de grande beleza, onde se pode encontrar as três bonitas barragens, a de Vale Seco, da Arreganhada e a da Câmara, onde existem boas condições para as mais variadas actividades desportivas, náuticas e de lazer (local de antigos costumes) No Crato é produzida uma variedade de objectos de artesanato em madeira, barro, cortiça ou em mármore.
Também se destaca os pratos típicos, as Migas de Batata, a Sopa de Sarapatel, o Ensopado de Borrego e a Alhada de Cação. Não esquecendo os seus doces típicos desta região, como o Tecolameco, a Barriga de Freira e entre outros. Muito apreciados e procurados no mês de Agosto, quando decorre a Feira de Gastronomia, considerada um Festival do Norte Alentejo, já muito conhecida e divulgada.
O Crato é uma vila, que durante este evento recebe muitos visitantes.
Trabalho Elaborado Por: Filomena Palmeiro

Sem comentários:

Enviar um comentário