terça-feira, 23 de junho de 2009

Turismo do Norte Alentejano

Museu Municipal Do Crato


Museu Municipal do Crato, recentemente inaugurado em 2000, divide-se em três pisos.
No rés-do-chão existem núcleos dedicados à época megalítica e ao período da ocupação romana. No primeiro andar encontra-se uma sala dedicada à ordem de Malta e bens que alguém deixou por sua morte no Mosteiro de Santa Maria de Flor da Rosa.
Uma exposição dedicada às actividades agrícolas e industriais do concelho do Crato está ainda no segundo andar, onde existe também uma galeria para exposições temporárias.
O museu municipal do Crato pretende, pela a apresentação do legado artístico, referenciar os mais importantes testemunhos históricos deste conselho do norte alentejano. Esta estrutura cultural assume-se como um pólo de iniciativas capaz de mobilizar todas as pessoas e instituições locais, garantindo assim uma vivência cultural nas suas mais diversificadas manifestações.

Descrição

Um Museu deve servir a comunidade e servir-se da comunidade.
O Museu municipal do Crato, através da sua exposição permanente e do seu programa de iniciativas, pretende despertar a curiosidade e a imaginação de todos os que o visitem, garantindo assim a forma dinâmica uma vida própria e um permanente aperfeiçoamento.
Visite-nos, venha conhecer uma história viva que nos encoraja o futuro.

Caso nos queira visitar, temos os nossos serviços disponíveis no arquivo histórico, loja, cafetaria, sala de leitura, galeria de exposições temporárias e auditório, visitas guiadas, serviço de apoio pedagógico…


O acervo sacro do Museu Histórico do Crato, constituído por 14 imagens, um sacrário e dois oratórios, será totalmente restaurado. As peças, que serão contempladas pelo projecto de restauração, estão em exposição permanente na sala Dom Vicente de Paulo Araújo Matos, no interior do museu. As imagens, consideradas relíquias dos séculos XVIII e XIX, constam no registo de tombamento do museu, provenientes da igreja de Nossa Senhora da Penha, a Sé Catedral. Outras imagens do século XX foram adquiridas junto a famílias cratenses e tem um perfil artesanal, representando a originalidade da arte sacra no Brasil. Entre as imagens está a de São Fidelis, do século XVIII, santo considerado co-padroeiro do município do Crato pelo facto da cidade, num período de sua história, ter sido conhecida como Curato de Frei Fidelis. A imagem, sem dúvida, é uma relíquia por ser a única no acervo da Diocese. Ela foi trazida ao Crato pelos frades Capuchinhos durante as missões para instalação de um povoamento na região.“O valor histórico e religioso dessa imagem é imensurável. A sua restauração e conservação acrescentam à memória do povo cratense no sentido histórico da palavra”, disse Maria Gabriella Frederico, responsável pelos trabalhos de restauração do acervo. Ela observa que o estado actual de conservação da imagem de São Fidelis e das demais peças é extremamente delicado, mas confia no trabalho a ser desenvolvido.
Todo o trabalho de restauração será de Maria Gabriella Frederico. Nascida no Cairo, capital do Egipto e há três anos reside no Crato. Não é a primeira vez que a restauradora faz este tipo de trabalho para a Diocese, tendo recentemente restaurado para a paróquia da Sé Catedral, quatro imagens sacras do ano 1920: a de Nossa Senhora da Penha, medindo 1,90m de altura, São Simão, São José, Santa Margarida Alacoque e a de Nossa Senhora do Coração de Jesus, todas de gesso e tamanho natural.
O projecto de restauração, patrocinado pela Secretaria de Cultura do Estado do Ceará, Brasil, está estimado em R$ 20.000,00, através do edital de apoio à preservação do património material, na modalidade de preservação de acervos museológicos.




Agricultura e Indústria


As reservas visitáveis do museu são constituídas por peças provenientes do antigo Museu Municipal. Este primitivo Museu foi criado com peças oferecidas pela população, que então, respondeu de forma entusiasta ao apelo da Câmara.
Essa colecção permitiu reconstituir um quarto e uma cozinha regional. Outro conjunto de peças variáveis são apresentadas em duas salas distintas.
Trabalho Elaborado por Ana Maria

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