terça-feira, 23 de junho de 2009

Alter do Chão

Alter do Chão éuma vila portuguesa que pertence ao distrito de Portalegre, no Alto Alentejo.
Visite Alter do Chão pois é um local bonito, agradável e muito rico em turismo, gastronomia, património, urbanismo, touromaquia e hoteis.
Alter do Chão is a portuguese town which belongs to the district of Portalegre, on Alto Alentejo.
Cone to see Alter do Chão. It is a beautijul place, pleasart and very rich in tourisn, typical food, monuments, urbanisn, bull fights and hotels.
Alter Do Chão Alter do Chão é uma vila portuguesa pertencente ao distrito de Portalegre região do Alentejo e sub-região do Alto Alentejo com cerca de 2.600 habitantes. È sede de um município com 361,63 km ² de área e subdividido em 4 freguesias. O município é limitado a nordeste pelo município de Portalegre, a norte pelo Crato, a sueste por Monforte e a sul por Fronteira a sudoeste por Avis e a oeste por Ponte de Sôr.






As freguesias de Alter do Chão


• Alter do Chão


• Cunheira


• Chancelaria


• Seda




As escolas



. Jardim-de-infância de Alter do chão


. Escola Básica nº1 de Alter do Chão


. Escola Básica 2,3 e secundária Padre José Agostinho Rodrigues


. Agrupamento de Escolas de Alter do Chão





Castelo de Alter do Chão

Protegendo o centro da vila Alentejana de Alter do Chão, o Castelo é um exemplar da arquitectura medieval trecentista, erigido durante o reino de D. Pedro l corria o ano de 1359. Conjuntamente com o denominado Castelo de Alter Pedroso fortificação que se situava a cerca de 2 quilómetros desta vila e que foi destruída na guerra da restauração do séc. XVII. O castelo estabelecia a defesa desta parte do território nacional. Apesar de D. Dinis ter decretado que a vila de Alter do Chão apenas teria como seu senhorio a figura do rei, D. João I quebra o compromisso anterior e entrega o governo militar desta vila a D. Nuno Álvares Pereira. A sua filha herda o Castelo e a vila, foi herdada por estes, por casamento, para a posse da casa de Bragança. Um dos Duques desta casa, D. Fernando II utilizaria no século XV este Castelo como prisão – decisão que contribuiu como argumento de peso para a sua condenação á morte, no processo em que estava envolvido de conspirar contra a pessoa do Rei D. João II. O Castelo apresenta uma planta irregular e desenha um pentágono. O alto pano de muralha ameado é reforçado por três torres rectangulares, numa delas rasgando-se a entrada ogival do Castelo e dois cubos cilíndricos, o de nascente coroado por cónico Coruchéu. Mais recuada surge a elevada e quadrangular, torre de menagem com as 44 metros de altura e o parapeito protegido por ameias tronco – piramidais. No seu interior destaca-se uma sala com abóbada de berço e reforçada por arcaria, iluminada por janela gradadas, próxima á menagem surge a fachada da arruinada, Alcáçova e de outras dependências castrenses, com os seus panos rasgados por diversas janelas, portas e uma escadaria de acesso, algumas destas aberturas realizadas em obras posteriores de remodelação da Fortaleza.






A Localização do Castelo
Largo Barreto Caldeira – Alter do Chão
7.440 – 022 Alter do Chão
Tem, bons acessos e estacionamento. É um monumento nacional.


Trabalho Elaborado por: Rosa Clara

Sem comentários:

Enviar um comentário