terça-feira, 9 de junho de 2009

Castelo e Anta de Castelo de Vide

Castelo de Vide

Castelo de Vide é uma Vila do Alto Alentejo muito bonita, e muito rica em gastonomia, tem uma linda vista no Alto do Castelo que está considerado como um monumento histórico desta Vila .
Tem muitos espáços históricos para visitar e bons hoteis para pernoitar.

Castelo de Vide
Castelo de Vide is a beautiful village in Alto Alentejo it is rica in gastronomy and it has a beautiful view in the top of its Castle. this Monument is considered as an important historical monument
of this Village. It has may Historical places to visit and pleasant hotels to sleep.




Castelo de Vide é uma vila do alto Alentejo situada no distrito de Portalegre, conquistada aos árabes por D. Afonso Henriques, apesar de, somente, por volta de 1232 a povoação ter surgido devidamente referenciada. A importância deste castelo levou a alguns conflitos, nomeadamente entre os filhos de D. Afonso III, já que o monarca entregou o castelo ao Infante D. Afonso. Este começou a reforçar as suas defesas causadas por suspeitas do seu irmão, o Rei D. Dinis, que culminaram no cerco ao castelo. Apenas a intervenção do reino de Aragão pôs fim á contenda.
D. Afonso IV, em 1327, conforme a inscrição sobre uma das portas, mandou reforçar as defesas do castelo. Sobre o reinado de D. Fernando foi entregue á ordem de Avis, á semelhança de muitas fortalezas. Durante a guerra da restauração, foram introduzidas alterações para utilização de artilharia. Alguns anos depois é alargada a sua estrutura defensiva e construindo o forte de São Roque. Posteriormente, devido à guerra com a Espanha e com as invasões francesas terem causado grandes danos, esta posição militar foi desactivada, mas o castelo está considerado como monumento nacional, conserva as muralhas e torres mas no exterior da torre de menagem existem ainda parte das muralhas da vila e os edifícios dos aquartelamentos.
Neste momento, em Castelo de Vide, fazem-se algumas festas como exemplo a prova medieval aonde, vestidos a rigor, ainda fazem algumas provas com espadas.





A imponente anta de melriça situa-se no distrito de Portalegre, numa vila muito bonita, em Castelo de Vide, marca da presença de megalitismo na região. A anta de melriça é um dos mais importantes monumentos de Castelo de Vide, estando desde 1910 classificada como monumento nacional.
Constituída por sete esteiras em que apenas três se encontram inteiras, esta anta é caracterizada por uma câmara poligonal irregular.
A laje de cobertura encontra-se intacta por se encontrar localizada em propriedade particular.
O monumento é visitado por muitos turistas Portugueses Espanhóis.
Trabalho elaborado por: Nélson Pinto

1 comentário:

  1. Ex.mos Senhores
    "O seu a seu dono" conforme refere o adágio popular. Por favor substituam a primeira foto, dado que ela não corresponde ao castelo de Castelo de Vide. Obrigado.

    João Magusto
    Castelo-Vidense.

    ResponderEliminar