sexta-feira, 26 de junho de 2009

História do castelo do Crato

Bem-vindo ao concelho do Crato,visite o seu castelo e os seus dois museus.
Um concelho de história viva, rica na sua gastronomia e doçaria.
Situa-se no Alto Alentejo, no distrito de Portalegre.
Welcome to Crato,visit its castle and its two museums.
It is a place full of History, rich in gastronomy and desserts.
It is located in Alto Alentejo, in the district of portalegre.
Resumo



Considerado um castelo medieval, com 272m acima do nível do mar, tinha como características planta no formato “trapezoidal”, sendo as suas muralhas reforçadas, por cinco torres nos ângulos sendo a torre norte a de menagem. Nos meados do século XVII, o castelo, foi transformado num fortim com, planta “poligonal”, no formato de uma estrela com quatro pontas, ainda são visíveis, entre as ruínas as plataformas para a artilharia a porta, do fortim e a cisterna.
Visando atrair povoadores, a povoação da vila recebeu CARTA de FORAL, passada pela ORDEM a 18 de Dezembro 1270 da ERA de César (1232 da ERA CRISTÃ), cedida por D. Sancho, sedo MEM Gonçalves o Prior da Ordem dos Hospitalarios ordenando este a construção do Castelo.

Os trabalhos de edificação do Castelo, prosseguiram durante o século XIII. Em 1438-1481 o país mergulha numa crise política, levando a que sejam convocadas as cortes de 1439, no mês de Dezembro em Lisboa é eleito o Infante D. Pedro como regente do reino. O castelo é cercado pelas tropas do Infante, ficando arrasado, voltando a ser reconstruído mais tarde. Realizou-se no palácio do castelo, em Novembro de 1518, o casamento de D.Manuel II com D.Leonor de Castela. Volta a ter uma nova etapa construtiva, sendo reconstruído o seu portão, quando em 1525 é celebrado o casamento de D. João III, com D. Catarina de Áustria. Estes eventos ilustram a importância e o estado de conservação do castelo nesse período. No contexto da Guerra da Restauração as defesas do castelo foram modernizadas e adaptados aos modernos tiros de artilharia. A partir de 1642 foram promovidas obras que transformaram o castelo medieval numa fortaleza, com planta poligonal irregular estrelada. Entretanto, com as obras ainda a decorrer, a vila foi cercada e conquistada pelas tropas espanholas, sob o comando de D.João de Áustria a 29 de Outubro de 1662, que causaram a destruição das suas defesas. Com o castelo a ficar muito danificado, após a passagem das tropas desaparecendo a casa do governador, situada no alto do morro interior á fortaleza e do qual, actualmente, se pensa fazer parte as arcadas em ruínas.
Nos séculos acentuaram o estado das estruturas modernas e mediavais do castelo. Depois dos dias agitados que o castelo viveu ficou o que resta dele na posse de um antepassado, do Ex-embaixador Rui Teixeira Querra. Sendo o seu proprietário até aos dias de hoje o seu filho o arquitecto, António Maria da Calça e Pina
Teixeira Guerra.

O castelo do Crato, também conhecido como castelo da Azinheira, situa-se na vila, sede de concelho com cerca de 1800 habitantes, no Alto Alentejo distrito de Portalegre.


Actualmente, conhecido como o “Castelo Branco”, por estar completamente caiado de branco sendo considerado, um Monumento Nacional criou alguma polémica, entre a população. Quando em 1989 o arquitecto António Maria da Calça e Pina Teixeira Guerra, filho do embaixador, Dr.: Rui Teixeira adquiriu, em 1 de Março de 1939 o que restava desta fortificação. Sendo este arquitecto, o representante e filho deste mesmo embaixador, transmitiu o Imóvel á Câmara Municipal em 1989. Esta, por sua vez, cedeu-o a 19 de Setembro do mesmo ano, por um contrato de 99 anos á ADR (Agencia de Desenvolvimento Regional), sendo gerente este mesmo arquitecto apresentando um projecto a 7 de Novembro de 1991, do qual engloba um museu (gipsoteca salas de exposição sede Administrativa da “Fundação do Castelo”), salas de conferências, centro audiovisual, multimédia núcleo de alojamento com capacidade para 15 pessoas, restaurante e área de lazer. De estilo imponente, no alto da vila do Crato, o castelo encontra-se em bom estado de conservação apesar de estar completamente caiado. Ao ser observado de longe assemelha-se a uma nave branca, actualmente continua em obras. Classificado IIP (Imóvel de Interesse Publico), pertence a um particular. Este Imóvel poderá ser visitado quando este o permitir.



















Bem-vindo ao Crato um concelho de historia viva

 9:00 Horas – chegada ao Crato
 9:30 horas – check-in na Casa do Largo, onde será servido o pequeno almoço
 10:00 Horas – início do passeio pela Vila histórica do Crato, seguindo até a aldeia de Flor da Rosa
 13:00 Horas – almoço na Pousada de Flor da Rosa
 15:00 Horas – visita ao Castelo do Crato
 18:00 Horas – retorno a Casa do Largo
 20:00 Horas – jantar no restaurante “A Adega”
 Após o jantar irá pernoitar na Casa do Largo
Casa do Largo
Situada no largo do município, o antigo posto da GNR, é hoje uma casa de turismo rural, onde desfrutará de uma excelente estadia num ambiente familiar, com quartos acolhedores, modernos e extremamente confortáveis.

Aproveite nesta visita para conhecer e saborear a gastronomia tradicional do Concelho onde se destacam entre alguns pratos a famosa açorda alentejana, num dia de verão o gaspacho, alhada de cação, vaca jardineira à moda do Crato, migas de pão a Ganhão, entre outras iguarias.
Não podemos deixar de citar os doces conventuais que também fazem parte desta rica gastronomia, tendo como doce tradicional da Vila o Técula-Meca, muito apreciado por quem nos visita.
Esperamos que tenha gostado de estar no nosso concelho.
Aguardamos uma próxima visita.
Até breve!


Resumo e Texto Elaborado
Maria Helena Camacho Fernandes

3 comentários:

  1. Vejam se a câmara arranja o local em Gafete onde se faz casamentos e batizados que está a desitegrar-se o que é vergonhoso!Com tanto dinheiro ali ganho, como deixaram aquilo chegar onde chegou?
    Viva a rebaldaria...

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. uma rebaldaria foi como escreveu a palavra desintegrar-se lol vergonhoso.

      Eliminar
  2. Deviam de ter mais respeito pela fortificação do Crato e pela História.
    A mesma mais parece um filme de terror.
    Quando é que fazem uma recuperação desta edificação?
    Aqueles ferros á mostra, a porta frontal deitada a baixo, está horrível 😔

    ResponderEliminar