terça-feira, 23 de junho de 2009

Aposta no turismo - Roteiros

Amieira do Tejo é uma aldeia com uma riqueza histórica muito grande e com um património muito vasto. Muitos são os pontos de interesse que, ao longo do ano, aqui trazem centenas de turistas, vindos de vários pontos do País e também do estrangeiro. São disso exemplos, a Barca da Amieira, o Castelo, a Capela do Calvário, o muro de sirga a jusante da Barragem do Fratel e a arte rupestre que se encontra no troço montanhoso que delimita, a norte, o Concelho de Nisa.

Segundo afirmações de Rogério Dias, a Amieira é uma das freguesias do Concelho "com mais potencial para se dedicar ao Turismo, pois temos aqui muitos monumentos e história". No entanto, e apesar do elevado património, há alguns aspectos que importa realçar e que deixam um pouco triste o seu presidente, nomeadamente o facto de o Castelo e do Posto de Turismo se encontrarem encerrados ao público. De portas fechadas há dois anos e meio, o Castelo, que é hoje um monumento nacional, encontra-se numa situação de impasse. O presidente da Junta conta que "há conversações bem adiantadas com o IPPAR e com a Câmara de Nisa, no sentido de se fazer um protocolo de 20 anos entre ambas as entidades, onde a autarquia faria as obras necessárias para a reabertura do Castelo".
Defendendo que, para tal, "tem de haver abertura por parte do IPPAR", Rogério Dias revela que, futuramente, gostava de transferir a Junta de Freguesia para o interior do Castelo. "Era um meio de dar vida ao Castelo e a degradação já não existia tanto. É difícil, mas era muito bom". Via-se o Castelo aberto diariamente, "pois é um dos monumentos que mais impacto tem no Concelho e no Distrito".
Quanto ao Posto de Turismo, uma infoestrutura com três anos de vida, "não tem um ciclo contínuo de abertura e devia ter". O Presidente considera que "devia ser uma pessoa da terra a trabalhar ali, pois, para além de criar mais um posto de trabalho, as portas estariam abertas todo o dia".
No que diz respeito ao Calvário, apesar de se encontrar de portas abertas, a situação também não é estável, pois encontra-se muito deteriorado e a precisa de obras "urgentes".
Mas apesar destas situações, que se esperam que sejam pontuais, Amieira do Tejo tem outros pontos de interesse, como as 17 capelas e igrejas que aqui estão construídas; vários fontanários; uma casa de Turismo Rural prestes a abrir portas, com a finalidade de fixar, por mais algum tempo, os turistas; o Jans Festival Rock; e o Turismo de Aldeia, um projecto ao qual a Junta aderiu e que tem possibilitado a visita e a vinda de muita gente a estas terras, como é o caso da Itália, Lapónia, Roménia, entre outros países. Rogério Dias revela que, com o PRODER, pretende também recuperar alguns dos fontanários mais importantes da Amieira do Tejo e, ao seu lado, colocar um armazenamento de água, "na eventualidade de termos mais alguma catástrofe, como aconteceu em 2002".
Outro dos pontos turísticos que atrai visitantes é o muro de sirga. Um muro do tempo dos Romanos que existe ao longo do Rio Tejo, com cerca de quatro quilómetros e que liga a Barca da Amieira à Barragem do Fratel. O muro foi recuperado durante o primeiro mandato de Rogério Dias e hoje em dia "é visitado por muita gente”.


Roteiro turístico e gastronómico

Os acessos rodoviários ao concelho de Nisa são constituídos principalmente pelas seguintes vias:



Norte: IP2, pela Barragem do Fratel e EN 18 por Vila Velha de Ródão;Sul: EN245 e EN18 por Alpalhão;Oeste: EN118 por Arez e A23 por Abrantes.


Noroeste: vindo de Espanha por castelo de vide passando pela Barragem da Povoa e Meadas.


Outros sítios a visitarem:


Escarpa de falha do Ponsul (Nisa/V.V. de Ródão/C.Branco/Idanha);
Mina de ouro romana do Conhal do Arneiro (Nisa).
Blocos pedunculados de Arez-Alpalhão (Nisa);


Onde dormir: Residencial São Luis
http://residencial-são-luis.tripod.com/ Tel. 245429007
Residencial Nossa Sr.ª da Graça - Nisa (Quartos com WC privativo, TV e Ar Condicionado) Praça da República 90B6050- 350 NisaTelf: 245 413558Telem. 965538075


Agro – Turismo - Quinta dos Ribeiros - Alpalhãohttp://www.quintadosribeiros.com/Telf. 245 745100
Casa das Colunas - NisaPalmira CoutinhoPraça da República nº 1176050-350 Nisahttp://casadascolunas.blogspot.com/Telm. 93 3516756 / 934130335
Casa Chão do Prior - Amieira do Tejo Rua de Palhais nº 126050-104 Amieira do Tejo Telf: 245 457006telm. 96 6823580


Roteiro Gastronómico


Como em todo o Alentejo, a gastronomia é curte e em Nisa não é excepção. As iguarias que enfeitam a mesa são feitas de sabores únicos e o perfume que enche o ar é por si só um convite para ficar. Quando nos visitar prove o que de melhor se faz por aqui.


Pratos típicos:

- Maranhos

- Pezinhos de Tomatada

- Feijões das Festas

- Arroz de Lampreia

- Sopa de Peixe do Rio

- Sarapatel

- Migas de pão e/ou batata com carne frita

- Sopa de Cachola


Doces:

-Cavacas, Bolos de Azeite, Bolos de Canela, Bolos Dormidos, Esquecidos, Nisas, Barquinhos, Tigeladas, Borrachões e Rebuçados de ovos.


Nisa


Petisqueira "A Colmeia"

- Restaurante a Churrasqueira

- Restaurante Flor do Alentejo

- Restaurante Paraíso Alentejano

- Café Restaurante As Três Marias

- Café Pizzaria Central

- Café Hamburgaria Bico Fino

- Pizzaria O Boqueirão

- Restaurante/Snack Bar "A Cascata"

- Café/Restaurante “Sabores do Alentejo”

- Rest./Snack Bar “A Cascata”

- Cervejaria


Arneiro


Casa de Pasto Café Novo

- Casa de Pasto O Túlio


Alpalhão


Restaurante A Regata

- Café Pinto

- Restaurante O Alpalhoense

Montalvão


Restaurante: marisqueira Rei do Camarão

Em termos de produtores aderentes, a Rota dos Sabores conta com cerca de três dezenas, correspondendo estes a dez tipos de produtos qualificados diferentes: Ameixa d’Elvas, Azeite do Norte Alentejano, Azeitona de Elvas e Campo Maior, Carnalentejana, Frutas Confitadas, Maçã de Portalegre, Queijo de Nisa, Salsicharia de Estremoz e Borba, Salsicharia de Portalegre e Queijo Biológica.
A Rota em Nisa
O município de Nisa tem vindo a apostar na Rota dos Sabores porque acredita que este projecto pode ser mais um veículo de desenvolvimento para as empresas do concelho, nomeadamente a nível turístico e a nível agro-alimentar, podendo inclusive contribuir para a promoção externa do concelho de Nisa, dos nossos produtos, da nossa cultura e das nossas gentes. A nossa situação geográfica privilegia-nos, uma vez que nos encontramos abrangidos por 11 zonas demarcadas para a produção de Produtos Tradicionais com Nome Protegido, a saber:

Produtos regionais
Azeites do Norte Alentejano - DOP
Carne alentejana-Dop
Carne da Charneca - DOP
Carne Mertolenga - DOP
Carne de Porco de Raça Alentejana - DOP
Mel do Alentejo - DOP
Presunto e Paleta do Alentejo - DO
Queijo de Nisa – DOP
Queijo Mestiço de Tolosa - IGP
Salsicharia de Portalegre – DOP
Borrego do Nordeste Alentejano - IGP




Trabalho alaborado por Dário alfaia

Sem comentários:

Enviar um comentário