terça-feira, 9 de junho de 2009

História de Portalegre

Portalegre é uma cidade, muito bonita, com muita indústria e um lindo Castelo que serve de visita a muitos turistas.
Portalegre foi umadas primeiras cidades a ver reconhecida a sua independencia.
Portalegre is a very beautiful city, with industry and a beautiful castle.
Thot mary tourists visit.
Portalegre was one of the first citics to see recogrised its indaderce.
Portalegre situada no Alto Alentejo na encosta sul da Serra de São Mamede é uma das Cidades mais bonitas de Portugal.
A História de Portalegre tem origem numa lenda de Maya contada por Frei Amador Arrais.
Passeava um dia Maya, filha de Lísias, com Tobias, até que um vagabundo, Dolme, a cobiça e a rapta, assassinando Tobias que se movia em defesa de Maya. Lísias, capitão de Baco, desesperado pelo desaparecimento da filha, parte á sua procura mas encontra-a morta. Lísias estaria então ocupado no mesmo sítio onde ainda hoje passa o Ribeiro de Baco. Lísias viria então a morrer de súbita alegria, após ter vagueado muito tempo chamando pela filha, quando um dia julga vê-la, estende-lhe os braços numa ilusória aparição.
Seria então em homenagem a Maya que se teria fundado a Cidade de Ammaia no sítio onde hoje está Portalegre.
Sabe-se que apesar de ter existido a Cidade Romana de Ammaia, onde hoje é a povoação de Aramenha, toda esta lenda sempre se contou sobre a Cidade de Portalegre.
Todos os anos a 23 de Maio festeja-se o dia da Cidade. Portalegre é uma das primeiras Cidades a ver reconhecida a sua independência.








Castelo de Portalegre

A construção do Castelo de Portalegre terá sido iniciada no reinado de D. Afonso III e a sua conclusão ocorreu já no reinado de D. Dinis por volta de 1290
A importância desta fortificação esteve sempre relacionada com a defesa da fronteira e durante a Guerra da Restauração, depois de 1640, as suas defesas foram modificadas para uso de artilharia.
Foi ainda importante durante as invasões francesas, mas ao longo do Século XIX, o abono e a construção de habitações, ditaram a destruição uma boa parte das defesas da Cidade.
Ergue-se na parte mais alta da antiga Povoação. Foi fundado por D. Dinis em 1290 e modificado depois da primeira construção dos Séculos XIII e XIV das suas duplas muralhas só existem de pé alguns panos de muros e três Torres.
A maior torre é a de menagem tem uma porta com arco de volta redonda construído com grossos blocos de granito pela que se entra actualmente dentro da Torre. Vê-se ainda outra porta no mesmo estilo, que está entaipada e uma outra com arco quebrado.
Dentro do pavimento térreo tem ainda uma abóbada com três arcos ogivais de cantaria fixos na parede, uma rampa que dá acesso ao andar superior seguido por uma escada com espessura da própria parede. Neste pavimento o tecto é de abóbada de nervuras salientes, com bocetes e florões ao centro o escudo das armas de Portugal, usadas no Século XIV.
As Muralhas do Castelo estão classificadas como Monumento Nacional.


Alojamentos em Portalegre
. Hotel D. João III
. Pousada da Juventude
. Pensão Nova
. Quinta da Saúde





Gastronomia
Sopa de Tomate
Alhada de Cação
Sarapatel
Migas de Batata Com Carne de Porco
Sopa de Batata
Sopa de feijão com Couve



Doces
Arroz Doce
Toucinho-do-céu
Rebuçados de Ovos
Manjar Branco
Lampreia de Portalegre
Queijo Dourado
Miniaturas de Amêndoa
Queijadas de Portalegre
Boleimas
Bolo finto
Pastéis de Santa Clara
Amêndoas de Portalegre

Trabalho elaborado por: Jesus Chambel

Sem comentários:

Enviar um comentário