terça-feira, 9 de junho de 2009

Vila de Marvão

Bem -Vindo a Marvão é uma região Alentejano que pertence ao distrito de Portalegre, é uma Vila romana que tem muito para visitar. É também muito visitada pela sua paisagem.
A gastronomia é muito conhecida pelo seu sabor tradicional Alentejano.
Venha visitar esta linda vila Alentejana.
Village of Marvão
Marvão is a Place in Alentejo Which belongs to the district of Portalegre. It is a Ronan Village that has a lot to see.
It is also often visited due to its beautiful landscapes.
The gastronomy is Well knoww due to the traditional flavour.
Cone to visit this beautiful village ir Alentejo.
Antigamente, na vila de Marvão não se ouvia falar em urbanístico nem de conservação dos monumentos históricos. Marvão tem uma excelência localização, torna-se um ponto incontornável no mapa de Portugal.
Em tempos antigos, Marvão era um reduto vital e obrigatório, na sua localização no topo da Serra do Sapoio, tem cerca de 850m de altitude que fez com que a vila fosse disputada ao longo do século.
Hoje é um lugar extraordinário na beleza arquitectónica e paisagística, os edifícios históricos foram construídos numa plataforma rochosa totalmente rodeada por muralhas á sombra do castelo.
Tem uma distância de 12km da fronteira de Galegos, onde começou por albergar cavaleiros, servos, soldados entre outros.
O crescimento foi assinalável durante o século XVI, o número de habitantes chegou aos 1452 numa contagem feita em 1527.
A Vila de Marvão perde-se no tempo, pouco se sabe da história deste local antes da Reconquista Cristã, por isso não se tem a certeza das datas da sua conquista, sabe-se apenas que entre 1160 e 1164 o murro de Marvão passou dos muçulmano para o domínio Cristão onde recebeu a carta de Foral em 1226 que passou pela mão de D.Sancho II. Entre os séculos XIII e XIV, alargaram-se as muralhas envolventes do casario, passando a ocupar a cota de topo.
Foi nesta altura que a Igreja de Santa Maria (hoje transformada em museu municipal) e o convento da Nossa Senhora da Estrela foram construídos.
A história humana deu-nos a oportunidade de conhecer uma bela herança patrimonial e arquitectónica.
É uma vila medieval. É um local encantador.
O castelo do século XIII conserva ainda hoje a cintura de muralhas, a torre de menagem e o seu tecto de abóboda.
A partir deste ponto elevado de Marvão, onde se pode admirar as maravilhas paisagísticas da região ás encostas da Serra do Sapoio.
A maneira mais agradável de conhecer a região e a área envolvente ao Castelo é através de um agradável passeio, percorrendo cerca de 7km tem uma duração de três horas, mas vale apenas visitar.
Se optar por um percurso mais longo, aproveite para levar um lanche e fazer um piquenique no meio do caminho, aproveitando, desta forma, a bela paisagem da região.
Também pode aproveitar para visitar o clube de Marvão. O caminho é ladeado por freixos e o túnel é formado por árvores verdadeiramente deslumbrantes.

A gastronomia portuguesa é também conhecida pela sua riqueza e Marvão não foge á regra. São várias as especialidades da região, tais como, a sopa de castanhas ou o sarapatel, miúdos e sangue de borrego com fatias de pão, tudo mergulhado no caldo. Destaca-se, também, ratatau, o coelho de cachafrito e a tomatada de galinha. Quanto às sobremesas prove o arroz doce e as boleimas de maçã.
O castelo de Marvão está espectacularmente empoleirado em escarpas viradas para a Serra de São Mamede e Espanha. Aprecia as esplêndidas paisagens sobre as planícies férteis. Pequena e tranquila, esta vila medieval está rodeada de muralhas, com casinhas brancas que se misturam com o granito das montanhas.
Elaborado por: Maria da Conceição Oliveira.

Sem comentários:

Enviar um comentário