terça-feira, 23 de junho de 2009

Mosteiro Flor da Rosa

Bem-Vindo á tipica aldeia de Flor-da-Rosa.
Visite a sua Pousada e saborei a sua gastronomia e doçaria.
Situa-se no concelho do Crato, distrito de Portalegre.
Lodging of Flor da Rosa
Welcone to the ty pical village of Flor da Rosa.
Cone to visit the ill and taste their
food and desserts.
Flor da Rosa is near crato,districh of Portalegre.
Um mosteiro é uma instituição e edifício de habitação e um local de oração e trabalho de uma comunidade de monges ou monjas.
Os mosteiros cristãos ocidentais também são chamados de abadias, priorados, conventos cartuxos, conventos de frades, preceptorias, e para a habitação de freiras, também chamada de convento.
O mosteiro de Santa Maria de Flor de Rosa constitui a mais majestosa e importante construção histórica. Mandado edificar em 1356, por D. Álvaro Gonçalves Pereira, que aí se encontra sepultado, neste edifício.
Encontra-se distintamente, uma arquitectónica, uma igreja, umas dependências monarcas, um conjunto das mais importantes peças da região com uma pintura a óleo sobre madeira representando o calvário e uma escultura de Cristo.
Depois de extinta a ordem ficou uma povoação tranquila: o Mosteiro de Flor da Rosa a meias com o castelo.
Restaurado como Pousada, preserva uma beleza, que foi criada com os monges cavaleiros, um pequeno Palácio (séc. XVII) onde pode passar umas noites.
No entanto, sofreu várias alterações, sobretudo nos séculos XI e XVII. Todo o edifício possui altas paredes ameadas, em granito aparelhado. Da sua origem. Conserva-se algumas torres com portas e janelas, ogivais. O mosteiro, passou a ser, desde então, a casa-mãe daquela Ordem de Portugal. Foi o Grão – Prior, pai de D.Nuno Álvares Pereira, responsável por estas alterações (o Crato orgulha-se desta ligação com o nosso Santo Condestável).
A partir do século XVII, a ordem do Hospital passou a denominar-se ordem de Malta, nome que ainda hoje se conserva. Refira-se ainda que em 1527, o infante D.Luis assumiu a administração dos bens da ordem Malta e decidiu fundar um colégio de teologia para 30 religiosos, que nunca chegou a funcionar.
No ano de 1789, os bens da ordem de Malta transitaram para a casa do Infante que foi extinta em 1834, sendo então o infante D.Miguel o grão-prior.

Este mosteiro é composto por três edificações distintas:
A igreja – fortaleza de estilo Gótico, um paço – acastelado gótico (já com alterações quinhentistas) e as restantes dependências conventuais, renascentistas e mudéjares.
É um monumento nacional. Na década de 40, começa o restauro, mais tarde, em 1991, iniciam – se os trabalhos de reconversão para ser uma Pousada de Portugal. Neste ano adquirido pela Inatura Pousada de Portugal.
Hoje mais conhecida por Pousada de Santa Maria de Flor da Rosa pertencendo ao concelho do Crato, distrito de Portalegre, é muito procurada pelos os turistas.


Elaborado por: Maria Odete Felizardo.

Sem comentários:

Enviar um comentário