
Segundo afirmações de Rogério Dias, a Amieira é uma das freguesias do Concelho "com mais potencial para se dedicar ao Turismo, pois temos aqui muitos monumentos e história". No entanto, e apesar do elevado património, há alguns aspectos que importa realçar e que deixam um pouco triste o seu presidente, nomeadamente o facto de o Castelo e do Posto de Turismo se encontrarem encerrados ao público. De portas fechadas há dois anos e meio, o Castelo, que é hoje um monumento nacional, encontra-se numa situação de impasse. O presidente da Junta conta que "há conversações bem adiantadas com o IPPAR e com a Câmara de Nisa, no sentido de se fazer um protocolo de 20 anos entre ambas as entidades, onde a autarquia faria as obras necessárias para a reabertura do Castelo".
Defendendo que, para tal, "tem de haver abertura por parte do IPPAR", Rogério Dias revela que, futuramente, gostava de transferir a Junta de Freguesia para o interior do Castelo. "Era um meio de dar vida ao Castelo e a degradação já não existia tanto. É difícil, mas era muito bom". Via-se o Castelo aberto diariamente, "pois é um dos monumentos que mais impacto tem no Concelho e no Distrito".
Quanto ao Posto de Turismo, uma infoestrutura com três anos de vida, "não tem um ciclo contínuo de abertura e devia ter". O Presidente considera que "devia ser uma pessoa da terra a trabalhar ali, pois, para além de criar mais um posto de trabalho, as portas estariam abertas todo o dia".
No que diz respeito ao Calvário, apesar de se encontrar de portas abertas, a situação também não é estável, pois encontra-se muito deteriorado e a precisa de obras "urgentes".
Mas apesar destas situações, que se esperam que sejam pontuais, Amieira do Tejo tem outros pontos de interesse, como as 17 capelas e igrejas que aqui estão construídas; vários fontanários; uma casa de Turismo Rural prestes a abrir portas, com a finalidade de fixar, por mais algum tempo, os turistas; o Jans Festival Rock; e o Turismo de Aldeia, um projecto ao qual a Junta aderiu e que tem possibilitado a visita e a vinda de muita gente a estas terras, como é o caso da Itália, Lapónia, Roménia, entre outros países. Rogério Dias revela que, com o PRODER, pretende também recuperar alguns dos fontanários mais importantes da Amieira do Tejo e

Outro dos pontos turísticos que atrai visitantes é o muro de sirga. Um muro do tempo dos Romanos que existe ao longo do Rio Tejo, com cerca de quatro quilómetros e que liga a Barca da Amieira à Barragem do Fratel. O muro foi recuperado durante o primeiro mandato de Rogério Dias e hoje em dia "é visitado por muita gente”.
Roteiro turístico e gastronómico
Os acessos rodoviários ao concelho de Nisa são constituídos principalmente pelas seguintes vias:
Os acessos rodoviários ao concelho de Nisa são constituídos principalmente pelas seguintes vias:
Norte: IP2, pela Barragem do Fratel e EN 18 por Vila Velha de Ródão;Sul: EN245 e EN18 por Alpalhão;Oeste: EN118 por Arez e A23 por Abrantes.
Noroeste: vindo de Espanha por castelo de vide passando pela Barragem da Povoa e Meadas.
Outros sítios a visitarem:
Escarpa de falha do Ponsul (Nisa/V.V. de Ródão/C.Branco/Idanha);
Mina de ouro romana do Conhal do Arneiro (Nisa).
Blocos pedunculados de Arez-Alpalhão (Nisa);
Onde dormir: Residencial São Luis
http://residencial-são-luis.tripod.com/ Tel. 245429007
Residencial Nossa Sr.ª da Graça - Nisa (Quartos com WC privativo, TV e Ar Condicionado) Praça da República 90B6050- 350 NisaTelf: 245 413558Telem. 965538075
Agro – Turismo - Quinta dos Ribeiros - Alpalhãohttp://www.quintadosribeiros.com/Telf. 245 745100
Casa das Colunas - NisaPalmira CoutinhoPraça da República nº 1176050-350 Nisahttp://casadascolunas.blogspot.com/Telm. 93 3516756 / 934130335
Casa Chão do Prior - Amieira do Tejo Rua de Palhais nº 126050-104 Amieira do Tejo Telf: 245 457006telm. 96 6823580
Roteiro Gastronómico
Como em todo o Alentejo, a gastronomia é curte e em Nisa não é excepção. As iguarias que enfeitam a mesa são feitas de sabores únicos e o perfume que enche o ar é por si só um convite para ficar. Quando nos visitar prove o que de melhor se faz por aqui.
Pratos típicos:
- Maranhos
- Pezinhos de Tomatada
- Feijões das Festas
- Arroz de Lampreia
- Sopa de Peixe do Rio
- Sarapatel
- Migas de pão e/ou batata com carne frita
- Sopa de Cachola
Doces:
-Cavacas, Bolos de Azeite, Bolos de Canela, Bolos Dormidos, Esquecidos, Nisas, Barquinhos, Tigeladas, Borrachões e Rebuçados de ovos.
Nisa
Petisqueira "A Colmeia"
- Restaurante a Churrasqueira
- Restaurante Flor do Alentejo
- Restaurante Paraíso Alentejano
- Café Restaurante As Três Marias
- Café Pizzaria Central
- Café Hamburgaria Bico Fino
- Pizzaria O Boqueirão
- Restaurante/Snack Bar "A Cascata"
- Café/Restaurante “Sabores do Alentejo”
- Rest./Snack Bar “A Cascata”
- Cervejaria
Arneiro
Casa de Pasto Café Novo
- Casa de Pasto O Túlio
Alpalhão
Restaurante A Regata
- Café Pinto
- Restaurante O Alpalhoense
Montalvão
Restaurante: marisqueira Rei do Camarão
Em termos de produtores aderentes, a Rota dos Sabores conta com cerca de três dezenas, correspondendo estes a dez tipos de produtos qualificados diferentes: Ameixa d’Elvas, Azeite do Norte Alentejano, Azeitona de Elvas e Campo Maior, Carnalentejana, Frutas Confitadas, Maçã de Portalegre, Queijo de Nisa, Salsicharia de Estremoz e Borba, Salsicharia de Portalegre e Queijo Biológica.
A Rota em Nisa
O município de Nisa tem vindo a apostar na Rota dos Sabores porque acredita que este projecto pode ser mais um veículo de desenvolvimento para as empresas do concelho, nomeadamente a nível turístico e a nível agro-alimentar, podendo inclusive contribuir para a promoção externa do concelho de Nisa, dos nossos produtos, da nossa cultura e das nossas gentes. A nossa situação geográfica privilegia-nos, uma vez que nos encontramos abrangidos por 11 zonas demarcadas para a produção de Produtos Tradicionais com Nome Protegido, a saber:
Produtos regionais
Azeites do Norte Alentejano - DOP
Carne alentejana-Dop
Carne da Charneca - DOP
Carne Mertolenga - DOP
Carne de Porco de Raça Alentejana - DOP
Mel do Alentejo - DOP
Presunto e Paleta do Alentejo - DO
Queijo de Nisa – DOP
Queijo Mestiço de Tolosa - IGP
Salsicharia de Portalegre – DOP
Borrego do Nordeste Alentejano - IGP

Trabalho alaborado por Dário alfaia
Sem comentários:
Enviar um comentário